Web Oficina 17 "2 Cs" - Urban Sketchers Portugal

A convite dos Urban Sketchers Portugal fui desafiado a propor uma web oficina para estes momentos de isolamento social que o mundo  está a passar.

Para esta web oficina proponho que façamos uso de dois elementos dos quais gosto muito e que uso nos meus desenhos: a composição e a cor.

A composição geométrica é um elemento que me ajuda ao escolher uma cena, a organizar os seus elementos para começar um desenho, a cor  ajuda - me  a terminá-lo e a dar-lhe vida.

Estes são elementos que encontramos nas diferentes criações artísticas, que vão desde a pintura, ao cinema, passando pela fotografia, etc ... muitas vezes é através delas que vemos o que o autor nos quer dizer, ao destacar ou não determinados elementos, fazendo com que sentimentos e pensamentos sejam expressados ou simplesmente equilíbrios estéticos sejam apresentados.

Exemplos de composição e uso da cor no cinema e na fotografia.

Exercício:

1ª Fase – Procurar e escolher cena/ composição

O que sugiro nestes tempos de alguma incerteza, é que procurem no vosso local de isolamento social diferentes cenas (pode ser o que quiserem, sejam criativos) com diferentes composições e façam vários desenhos pequenos e rápidos (tipo thumbnails), no final escolham o desenho/ composição que melhor ilustre algo que possa ser dito ao mundo (mensagem) na forma como se sentem e o que vêem perante toda esta situação que estamos a viver. 

Alguns exemplos esquematizados de composições geométricas simples que rapidamente encontrei aqui em casa, mas existem muitas mais… a vermelho está assinalado a que escolhi para desenvolver na próxima fase.

2ª Fase – Desenhar de forma mais detalhada num formato maior e pintar a cena escolhida. 

Como cada um de nós tem uma forma diferente de se expressar, através do desenho e pintura, sejam livres de o fazer usando os materiais que quiserem e que se sintam mais confortáveis.

Nota: Não usar textos no desenho, pois o que se pretende é a expressão através do desenho/ pintura (imagem), sem influência de elementos escritos.

Deixo aqui o meu processo do desenho que escolhi para que vos possa inspirar.

Os materiais que usei foram uma caneta pincel com a tinta sketchink azul (Marlene) para a linha, para as sombras a mesma tinta mas diluída em água, aguarela para colorir, lápis de cor amarelo e uma caneta posca para as linhas brancas.

Nota: Em caso de querem publicar nas redes sociais não se esqueçam de publicar com as hashtags #weboficinas #quarentenadesenhada e usar no blog dos urbansketchersportugal  a etiqueta weboficina17.

A continuação de um bom isolamento social, bons desenhos e espero que se divirtam com esta proposta!

Comentários

  1. Dear Helio, Thank you for your useful lessons and explanations of compositional aspects in drawing, as well as for the beautiful drawings to help us understand easier. Please do more of these...Stay save.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks, I'm glad you enjoyed, i'll think in more in the future! Be safe to, cheers!

      Eliminar

Enviar um comentário